Web Push notifications são notificações instantâneas enviadas para os usuários através de navegadores, como o Chrome, o Firefox e o Opera. Já deve se ter dado conta, sobretudo, em sites produtores de conteúdo como publicações online de jornais ou blogs, em pop ups no seu navegador.
Se no email, o opt-in, ou seja, o seu consentimento para dar os seus dados pessoais é realizado por intermédio de um formulário de inscrição onde normalmente pede o email do usuário para se cadastrar, no web push isso não é necessário!
Só precisa de um clique para realizar a inscrição (opt-in).
Como o Web Push funciona?
Estas notificações são enviadas através do navegador (Chrome, Firefox ou Opera), mesmo que estejam fechados. Quando forem abertos as notificações vão ser disparadas. São mensagens curtas e mais diretas e objetivas. O objetivo é levar os usuários a entrar no seu site através dessas notificações, aumentando o engagement e fazendo o usuário regressar ao site para ler os seus artigos ou até para comprar caso tenha um ecommerce.Web Push Notifications vs Push Mobile
As Web Push Notifications não funcionam apenas nos navegadores dos computadores. Funcionam também nos dispositivos móveis como tablets ou smartphones, mas… atenção! Não confunda Web Push Notifications com Notificações Push Mobile. As Web Push Notifications estão apenas ligadas a um website, e apesar de aparecerem nos smartphones da mesma forma que as notificações push a que já estamos habituados, estas só aparecem quando um usuário abre o navegador, mesmo que não vá ao seu site. As notificações push mobile, por sua vez, estão ligadas a aplicativos que um usuário tem que ter instaladas no seu smartphone. Isso significa que agora pode beneficiar de todas as vantagens das notificações push sem precisar ter uma app.Razões para Utilizar Web Push Notifications
Mantêm os seus visitantes informados
As Web Push Notifications podem ser de vários tipos, e todas têm o objetivo de atrair novos usuários, ou trazer usuários antigos de volta para o seu site. Pode, por exemplo:- Informar de novos updates no site, ou novidades de conteúdo que possam interessar ao usuário;
- Informar determinado usuário do abandono de carrinho, se este sair do site antes de completar uma compra;
- Promover novos conteúdos ou produtos no seu site, ou até mesmo a promover campanhas de descontos.